24 março 2006

A Raiz Enésima de um Piscar de Olhos

Essa semana não passou num piscar de olhos, mas como diz nao titulo. Tem que estudar a Completude algo bem complexo para saber o que é a raiz enésima, que nada mais passa de uma nomenclatura matemática.

Bem, voltando ao assunto, a semana foi um pouco semelhante à semana anterior, com alguns acréscimos. Porem, foi muito muito rapida... parecia que ontem erá sabado.

Domingo
Acordei umas 9h, e depois de comer. Peguei alguns livros, o Calculo do Stewart, os cadernos. E fiquei estudando, estudando, estudando, estudando, contas, contas, contas, exercicios, exercicios, exercicios... até umas 17:30, ai fui me exercitar. Fiz um aquecimento em casa, alonguei, ai andei por uns 1,5km (uns 20min), isso foi até a Mario TOledo.. daí fui correndo pela cisplatina, até a pegar a D. Pedro, perimetral até que cheguei no Ipiranguinha. Ai fiz umas abdom, flexoes... andei um pouco lá. E voltei correndo, e a mesma história. NO total deu menos de 2h. Mas foi MUITO BOM, ajudou a relaxar, a fortalecer a musculatura, a melhorar a circulação sanguinea, a oxigenação, as sinapses etc. Só beneficios e bençãos. E isso ajudou para que continuasse a estudar até as 22:30. E depois fiquei no PC, meio que net, msn, e fazendo uma redação do trab. de Calculo. Ai umas 00h20 terminei, e logo após fui dormir.

Segunda-feira
Acordei, lá para umas 9h, um pouco antes. Me alimentei, e novamente, continuei os estudos até ir pra USP, apenas tirei uns tempinhos para almoçar e relaxar um pouco, que no total foi muito pouco.
Ai na van, caminho para USP, fui até escurecer (até a Bandeirantes) estudando para o Concurso Publico, pior que agora entrei na parte das "leis", tipo: é decoreba pura! (odeio isso, e detesto decorar). Ah, claro, sempre com aquelas "emoções" da pilotagem do Moisés, o transito de sempre, a fumaça de CO de sempre, o fedido rio Pinheiros...
Na USP, chegamos um pouco mais cedo, ai deu um tempo de fazer umas coisas lá no CEC. Ai fui pra aula de óptica, que meio que começou a estudar os espelhos esféricos. Mas tipo, muita loucura. Completamente diferente do ensino médio. Mostrando, como que se chegou naquelas formulas malucas de 1/p - 1/q = 1/f. Entre as demais. E tipo é muita doidera mesmo. Ai o pior, que me fez BOIAR na aula, e ficar pensando: "QUE QUE É ISSO!!!!" foi quando começou a usar derivada, integral e limites para resolver as equações... e simplesmente, ainda não tive essas coisas em Calculo... semana que vem entraremos em limite.
Depois teve a fabulosa aula de "Laboratório de Matemática", a aula toda para fazer dois exercícios. Na verdade um deles foi quase que toda a aula. Meu, sem palavras... mas sabe até que entendi um pouco.
Van, de volta pra casa. Mas sabe que foi um pouco até mais tranquilo. Não sei se infelizmente estou me acostumando ao ambiente, ou porque, de fato, melhorou um pouco. Até que chego em casa, de madrugada, como apenas para matar a fome, vi os noticiários da TV (ehcá!)... ai preparei a aula do dia seguinte, e fui dormir, umas 2h.

Terça-feira
Acordo. E o legal, de muito bom humor. E tipo, na segunda também estava, sei lá. Apesar de toda a pressão, de tudo, o stress estava MUITO BAIXO, quase que inexistente. E aquele animo constante.
E depois de comer: "Lá vai o Evandro estudar calculo".
Ao almocei, depois dei um tempo, que infelizmente gastei vendo TV, aqueles seriados maleditos (maluco no pedaço, shena). Ai preparei o material para a aula e pra facul. E fui pra SCS dar a aula.
Bem, chegou lá, e mudou tudo. Ela queria estudar funções porque teria uma prova. E tipo, eu não tinha preparado isso. Mas felizmente, era a matéria que vinhamos estudando em Calculo, que passei domingo todo estudando. Ai foi bem... apenas com alguns detalhes faltando que só fui ver depois. Pelo menos as maiores dificuldades dela (f inverça e composta) ficou esclarecido para ela. E o legal, é que eu ensino sem decoreba. Tipo, a pessoa apreende sem ter que decorar as coisas, apenas quando é mais fácil do que caminhos alternativas. E o que eu busco é fazer ela entender a coisa, e como resolver por dedução.

Ai de lá volto para Santo André, pego a Van, e vamos lá USP. Na ida, o pessoal foi jogando poker, e yo, um pouco pasmando, cochiladas, e estudei um pouco. (tipo, é comum o pessoal estar na van lendo algo estudando, e até fazendo a "lição de casa"). Porém, quando chegou na USP, após deixar o Plio na quimica, começou a chover muito forte, muito mesmo. E quando chegamos no IME, aquela chuva muito forte. E vamos dizer que tem uns 150m da calçada até a parte coberta do IME. E me molhei legal.
Mas como não tinha a primeira aula. Passei um bom tempo lá no CEC meio que navegando mesmo na net. Menos MSN pq lá não tem. Bem que já vi umas pessoas que conseguiram instalar lá. MAs tentei, e nada consegui.
Ai depois, sai lá fora, boa parte do pessoal da turma já tinha chegado. Ai eu e meu grupo ficamos lá vendo o trabalho de Calculo, e umas coisas de optica. Legal que o prof. de otica pelo menos ele é muito legal... fez uma cópia do conteudo teorico completo da disciplina, tirado do tal do Moisés, e um outro da história da optica.
Até que começou a aula de Calculo, e foi meio que simples, terminando função exponencial. Nada tão dificil e complexo, apenas com algumas peculiaridades, que depois consegui entender estudando em casa.
Então volta para Van, e ai foi poker da USP até em casa. Até que foi legal, e ajudou para que o tempo passasse rapido. Bem, meio que já me acostumei com a distância, com o tempo lá na van, já não parece tão extressante por "nao chegar nunca". E o legal q no poker eu estava com a sorte de principiante... até que comecei a zuar, e perdi tudo. hehe (tipo, nao apostavamos nada de valor).
Em casa, a mesma coisa. Apenas comecei a fazer um arquivo no excel para administrar umas coisas pessoais... ai fui dormir, quase que 2h.

Quarta-feira
Parecia que a semana já tinha, ou estava para acabar, que o sábado já estava chegando. Pois tudo tinha sido muito rapido mesmo. Sei lá, é como se o tal do DEMORA perdesse seu significado.
Acordei, estudei um pouco. Comi, estudei um pouco. Ai assisti um DVD que estava aki em casa do "duelo de Titãs" uma pérola. Ai fui pra USP.
Na ida, de inicio eu estava estudando GA (Geomet. Analit.) ai até pegar o pessoal do poker. Ai fomos jogando até a USP.
Lá, primeiro a cabulosa aula de GA, ai ai!!! eu estava quase morrendo. Até que consegui fazer uns exercicios. É que tipo, não consigo ver aplicação prática naquele estudo sobre vetores, me pergunto: por que vou usar isso. - e o pior, é entender o conceito de "norma" um vetor entre dois módulos. E o mais irritante, é que vamos dizer que a matemática que usa em vetores é um pouco diferente da convencional.
Ai acabou a tortura e teve Calculo. Terminou função exponencial. E começou entrar em trigonometria. Ai simplesmente me senti em casa. Tipo, algo que realmente vou muito bem, que tudo ficava claro e facil de enternder etc.
Na Van, de volta, uma lotação, pois de quarta tipo é quando todos tem aula. Ai o poker não rolou pq não havia mobilidade alguma. E o pessoal começou a contar "histórias da van" do que rolou ano passado. - Cada uma... Em alguns momentos balancei a cabeça e pensava: Olha só onde que fui parar!" Mas sempre com um otimismo e expectativa, pois acredito que Deus ainda vai fazer uma grande obra ali através de mim. E até sonho com o Elcio entrando na USP no meio do ano, e fazendo companhia na van.
Cheguei em casa, bla bla bla... fiquei desenvolvendo aquele arquivo no excel e umas 3h fui dormir.

Quinta-feira
Acordo nem 7h eram. Ai fui pra UMESP, pegamos um baita transito e cheguei lá 15min atrasado. E tipo, quase que não fez nada no aparelho. Ai na volta, que foi interessante;

Colégio
Fui lá no CASA, dei meu nome lá para dar aulas particulares e tal. E se surgir ocasiões, seria o prof. substituto de matemática lá. (huhu!!!). E também aproveitei para falar com o prof. Daniel, pois desde o ano passado não tinha falado com ele, nem que tinha entrando na USP. Ai enquanto esperava o sinal, o Peu apareceu lá, para minha surpresa, e ajudou para o tempo passar e até combinamos de ir no Ipiranguinha correr juntos.
Ai fui falar com o Daniel, e enquanto o pessoal saia, tipo, várias coisas passaram na minha cabeça. Meio que lembrei da minha época lá no colégio, de estudando. E vi umas pessoas que a muito tempo não via, e como mudaram, tipo, cresceram. Vi a Ju, e surpreendente, muito diferente... mas nem cheguei a falar com ela, infelizmente. Ai entrei na sala, e o prof. estava aplicando prova no pessoal. E fiquei conversando com ele ali mesmo. E o mais engraçado é ver o pessoal colando. hahahaha... e tipo tentando disfarçar etc. E ai percebi, que o prof. via tudo; sei lá, é muito engraçado ai comecei a rir. Ai conversei com ele, e vi que tinha que mudar MUITA coisa no meu trab. de Calculo que só falta 1 semana para o dia! ai ai!! Ah... também falei um pouco com Laura- outra que mudou. E fiquei surpreso quando vi a Aline lá. Fazia muito tempo que não falava com ela, uns 6 meses. E nem sabia que ela tinha voltado pro CASA. E ela mudou muito também.
Engraçado é você reparar na fisionomia do pessoal lá aquele "clima de colegial". Pessoal que ainda não passou por um CURSINHO, nem pelo periodo de vestibular, nem na faculdade... meu, é algo muito estranho.

...
Terminou a visita, e fui pro Ipiranguinha correr. Me aqueci lá, alonguei, dei umas voltas só para pegar o ritmo. Ai vim pra casa correndo. Num belo dia, um belo sol. Pena que havia: poluição atmosférica.
Cheguei em casa, lá para umas 11h. E tipo, reparei que eu estava com muito sono e cansado. Pois tinha dormido muito pouco, e ainda me exercitado.
Ai após o banho, quando percebi estava dormindo. Ai acordei umas 2h. Ai que fui almoçar... um arroz integral e carne vegetal são deliciosos, até aquele negócio que minha mãe fez com chuchu e abobrinha não estava ruim (tipo, meu paladar não se acostumou ainda). E tinha que estudar muita coisa... tipo, apesar de tudo, eu estou atrasado com várias matérias e conteudo. Principalmente GA e Lab. de Mat. E ai peguei um Stuwart para estudar, e quando percebi estava dormindo novamente. Ai acordei umas 3 e tantos. E me arrumei pra facul... e fiquei estudando até a van chegar.
A ida foi tranquila. O pessoal estava super empolgado para jogar poker, mas o cara que leva o baralho não foi. Ai algo muito bom aconteceu, muito mesmo. Tipo, quarta eu estava muito carente de contemplar Deus, muito mesmo. E na quinta meu pensamento era muito nEle, e de tarde cantei umas musicas, e tipo, de vez enquando coloco umas musicas para estudar. Então no caminho, até escurecer (fim do tunel do Maluf) fiquei lendo O Grande Conflito. Tipo, não sei explicar, é muito bom. É aquela fome inexplicavel que foi um pouco saciada com a melhor comida que existe, a mais deliciosa e supolenta!
Ai após, isso. Quando paramos no transito da Bandeirantes, eu simplesmente de repente dormi. E de repente acordei, e ao ver, estavá já dentro da USP. Aquilo foi uma surpresa, pois por minha noção de tempo, ou subconsciente, sei lá... ainda era para estar lá no final da Bandeirantes, quase na mg. pinheiros.
CHegou no IME, um pouco mais adiantado. Ai fiz uns folhetos num programinha lá no linux, semelhante ao excel. E fiquei conversando com a Aline por um prog. lá que tipo faz acesar o msn, mas não é o msn. É até legal pois é muito leve, simples... e tipo, você tem todos os recursos. Até dava para saber quando a pessoa fechava a janela de conversa comigo.
Ai fui um pouco atrasado para a aula de Laboratório, cheguei lá, não tinha mais lugar na frente. Sentei lá no fundo... e não conseguia ler nada da lousa, nem o prof. que sussurava. E tipo, não entendia bolocas do que se passava, pois como a aula é só resolução de problemas, cheguei com o bonde andando... ai percebi que apenas seriam 1h30min pasmando. E voltei pro linux até acabar a aula. Depois eu pego a matéria com alguem. Tipo, as aulas mesmo lá no IME são muito pouco produtivas, só a de Calculo que é dá para apreender várias coisas. O segredo mesmo é estudar em casa. Dizem que quando chega semana ou véspera de provas, as salas de estudos e a biblioteca vira um formigueiro, forma-se filas... tipo, porque a regra do negócio é estudar por conta própria e em casa.
Ai a aula de Calculo foi legal, mas começou a mostrar que trigonometria não é as mil maravilhas. Começou a complicar. E tipo, mostrou donde que se tirou algumas formulas como:
sen(a+b)= sena.cosb + senb.cosa
etc. (a coisa é meio chata)
A legal foi que tipo, mostrou de uma forma muito BICO - nem em cursinho ensinava - como se chegar aquelas formulas:
1 + tg²x = sec²x e 1 + cotg²x = cosec²x

é muito fácil: basta usar a formula dedutiva a partir da analise de uma circunferência de raio = 1. Aquela que se decora facilmente:
sen²x+cos²x=1

então você divide ela por: cos²x (se obtem aquela primeira formula), e por sen²x(se obtem a segunda)

E outra coisa legal, é que ensinou o motivo da existência de sen, cos, tg, sec, cosec... entre outras coisas. Porém teve algumas coisas que o prof. complicou muito. Coisas que eu sei, que aprendi legal, e vi explicações muito didáticas no cursinho etc. Mas o prof. complicou muito lá... de tal forma que eu fiquei viajando na maionese, e achando tudo muito chato e complicado. Mas que não era nada, depois estudei em casa, e percebi que realmente era algo bem simples e fácil que o professor complicou.
E tipo, como "castigo", alguem passou um trote pro celular dele, a cobrar, no meio da aula. hahaha...

Na volta da van. Sei lá, eu apenas estava tranquilo e calmo como sempre. Mas vamos dizer com a cabeça não muito boa. É uma das consequencias de não dormi direito. Ah.. e fui apelidado de misso, pq pareço um pouco com a miss, uma garota da van. Mas eu voltei cochilando a maior parte do tempo, não chegava a dormi, porque sempre tinha uma freiada do Moisés, ou um buraco no caminho, uma curva com tudo... pra me acordar a força.

Cheguei em casa, ai foi mais tranquilo. Logo fui dormir. O bom é que praticamente a semana já tinha acabado, que tudo foi muito rápido. E que logo chegaria o sábado, e que veria os verdadeiros amigos, falaria com eles, cantaria no coral, iria na igreja etc. meu, não sei explicar, nunca gostei tanto do sábado.


Sexta-feira
Para mim, sábado era apenas uma questão de segundos.
Acordei lá para umas 10h. Ai enrolei um pouco após comer, vendo "desenho" na TV (... como que alguem consegue ver tais... afinal, como eu consegui - perguntou-me). E depois fiquei estudando, e como foi desmarcado a aula, tipo fiquei mais livre e tranquilo.
Aí fui pro centro atrás de uns livros que to precisando pra facul. E olha que legal:
o de Geometria Analitica do Bollos, custa R$100 reais um novo.
no primeiro sebo, achei por R$ 45,00
e no segundo, por R$ 35,00
huhu

Já o do Calculo do Stewart, não achei em nenhum sebo. Apenas na saraiva (novo), e custava nada mais do que R$ 105,00. Afff. Mas consegui ver com o Michel, e ele vai me vender o dele que estou usando, pela metade do preço. Huhu..

Ou seja, fazendo as contas:
Novos: Total = R$ 205,00
Usados: Total = R$ 85,00
Economia = R$ 120,00

Ai voltei pra casa a pé meio que para aproveitar a tarde gostosa, e meio que exercitar e pra melhorar ainda mais minha entrada pro sabado. Nisso tomei uma agua de coco de 500ml (hummmmmm q delicia). e comprei uma escova de dente nova!

Cheguei em casa, e meio que em clima como se tivesse me arrumando para voltar para casa, após 2 anos de combate numa guerra... me arrumei para o Sabado. E até que finalmente chegou o sábado.


Sábado
Fui para o coral... uaallll!!! Ensaiamos a música, e o baixo foi muito bom, porém um pessoal do baixo não cantou com muita convicção. Bem, é apenas fazer como digo: Erre com convicção! hehe

Terminamos de ensaiar a música nova que tem uma música e melodia maravilhosa mesmo, nossa muito boa. Até que chegou o carrasco chamado "playback". Ele simplesmente ASSASSINOU a música. O playback tinha um ritmo mais rápido do que o tempo da partitura. E tinha uma melodia muito MELANCÓLICA, com inhãn-inhãn-nhé... aquela música que tem por objetivo fazer a mulherada, se comover, chorar, sentir tal emoção, e dizer que é o "Espirito Santo que tocou"... aff!!! - E não encontro base biblica para aprovação desse tipo de música.

Ai yo voltei para minha casa. Ai fiz umas coisinhas e fui dormir.

Acordei cedo, fui para igreja com meu irmão (talvez isso seja considerado um milagre), e não chequei muito atrasado. Ai lá, que maravilha... os amigos, aquele ambiente gostoso, onde dá para sentir uma santidade celestial presente, que faz muito bem a alma. Totalmente diferente de ficar parado no meio do transito na Bandeirantes faltando 30min para começar a aula.
Ai a lição foi simplesmente perfeita. O pastor que passou lá nos jovens1. E todos ficaram com 100% de atenção, do tipo, que a boca nem se mexia para falar ou comentar. De tão profundo que foi, e a notória maravilhosa e inspirada que o pastor revelou algumas lições da Palavra.

Dali, fomos para o culto. Eu com esperanças da Ju estar lá, mas não estava. Ah, mais que agora eu me empolguei de levá-la a Cristo, me empolguei mesmo... e vou lutar, pelejar em nome de Jesus com o principe das trevas.
Bem, o culto até que foi bom. A Ana Raquel me surpreendeu com a musica que cantou, é tipo, aquilo que você não espera da pessoa e ela faz. (mas para algo bom). E coral cantou maravilhosamente bem, aquela música muito poderosa e animadora (Ide ao Mundo Contar), e o baixo foi nota 8. Até que começou o sermão.
Foi o dono (algo assim) da CPB - Casa Publicadora Brasileira - e simplesmente: afff....!!!

Apesar de ter dado para tirar algumas lições do sermão, melhor, do breve estudo das Biblias. Porem, a parte que correspondia ao pregador, foi nota ZERO. SImplesmente, não se via nenhuma inspiração divina nele. É um caso onde um lider de verdade ali da igreja com prudência, teria tirado-o e colocado outro para pregar. Porém, o FORMALISMO ditou mais alto nos seus corações. E meus ouvidos não viam a ora de tudo encerrar-se.

Voltei pra casa. Depois de uma demorinha almoçamos lá na vó... humm,, dinha um negócio feito de pure de batata e carne vegetal que estava uma delicia!!!!!!!!!!
Ai depois fui para a igreja a pé. Que no total dá 1 hora e pouco caminhando.
Cheguei lá e já estava iniciando a programação, JA, Caravana do Poder... (aff detesto estas nomenclaturas só para dizer que algo é uma "novidade" e dizer que é "melhor" ou "diferente"..). De inicio teve umas musicas, umas orações. E depois uma bélissima mensage do irmão Elias, e tipo, fiquei encucado com algumas coisas. Sobre "remédios naturais", "tratamento com a medicina ocidental moderna" e "alguns conceitos do Elias"... bem, seria um equivoco qualquer conclusão.. Mas no minimo despertam investigação biblica.

Depois houve algumas outras palavras. O coral cantando (foi estranho - muito). E a ótima mensagem do pastor, e um desafio lançado que me animou.
Depois acabei falando um pouco com o Fernando. Mas tipo, estava muito tranquilo no dia, relaxado, apenas muito reflexivo quanto a minha vida espiritual e com Deus.

E cheguei numa pergunta: "Que adianta falar dos defeitos dos outros para as pessoas(interrogação)".

e cheguei em algumas conclusões. Em que na maioria dos casos é algo muito mal, que não leva a nenhuma reforma ou edificação. Porem, existem alguns que com prudencia é sábio. Porem, é preciso de muito tato divino para discernir as cituações. E percebi que eu mesmo, lamentávelmente, em muitos casos participei do primeiro grupo.


Bem, ai terminou lá a programação. Conversei um pouco com o Fernando... eles vão lá para a trilha do Pq. Pereque... mas vão apenas até a cachoeira e voltam. Mas amanhã, vai ser mais um daqueles dias estudando...


Bem, foi isso que aconteceu... E agora vou fazer umas reflexões lá no ociokako.

Uma ótima e bem-aventurada semana para todos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Resumindo, vc tá curtindo o curso? Tá valendo a pena?
Ah, olha que tosco: Como o culto ñ tava tendo proveito p/ mim, voltei p/ casa e fiz meu próprio culto. Foi inédito, li a Bíblia e cantei. Será que "matar" o culto dessa forma foi pecado?
Abçs..

E. C. O. Schulz disse...

não... na verdade, tem alguns cultos que acontecem na IASD... q participar deles é um pecado. Para falar a verdade, eu acho os cultos pessoais e em pequenos grupos muito mais produtivos.

Anônimo disse...

Oieeee!!!
Passei aqui só pra te falar q eu gostei mto do meu nome estar no meio do seu percurso dessa semana!!! hahahahahahaha....
Valeu!!!

Beijos pra vc, e tenha uma ótima semana!

Alline (2 L's ok!?)

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!